Desenvolvido pelos professores do Ensino Fundamental da EE PADRE ANTÃO
• Objetivos: Nosso projeto tem como objetivo a busca pela união da escola e a integração dos alunos, além da busca pela formação de cidadãos que tenham a possibilidade de agir na sociedade em que vivam de forma produtiva e construtiva, logo modificando sua realidade e crescendo. Uma vez que acreditamos que a escola é o ambiente possibilita a transformação das massas. Como ponto de partida, temos em mente a participação de todos os professores e matérias, assim como a participação de todos os alunos. Embora, o foco seja os alunos e professores do vespertino, uma vez que o entrosamento e a vontade já fora demonstrada.
• Atividades- As atividades que serão propostas partirão do arrecadar de produtos para doação a entidades diversas como:
o ASILOS;
o ORFANATOS;
o ONG’S;
o ETC
E produtos como:
• Óleo ( para produção de sabão);
• Alimentos não perecíveis;
• Roupas de frio e retalhos para a fabricação de ” mantas”;
• Garrafas plásticas;
• Latinha;
• Gibis e livros paradidáticos;
• E outros.
Em sala de aula serão trabalhados informações que levem o aluno a observar as diversas facetas da sociedade as ações/conseqüências/opções que modificaram/influenciaram nossas vidas, as de nossos antepassados e “sucessores”. Visando a criticidade a partir do enfoque de cada matéria como no exemplo:
• Produção de texto/ Português- – Leitura do Livro A Revolução dos Bichos – Analise critica a partir dos conceitos de consumismo, relação de poder e reprodução da linguagem literária- Intertextualidade critica com os livros/filmes “ Os MISERÁVEIS”, “A metamorfose” e “A revolução dos Bichos” – Construção de textos poéticos a partir da linguagem alegórica.
• Ciências – BIG BANG ATÉ HOJE- CONTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO DESDE O INICIO DO UNIVERSO ATÉ OS DIA DE HOJE.
• Historia – Concepção de poderes e marcos histórico, nos quais o poder modificou postura/relação humana- Trabalho de interdisciplinaridade com Produção de Texto com informações como Guerra Fria-Revolução Industrial-União Soviética -EUA- Relação com a Literatura.
• Geografia- As mudanças geográficas a partir da relação de poder- Espaços que foram modificados por ações humanas em prol do poder monetário- Guerra Fria – Revolução Industrial aspectos geopolíticos;
• Educação Física- A relação esporte/sociedade e a influencia do poder nesses- A forma física dominante na história.
• Arte – A relação de poder expressa na arte- Inferência- Surrealismo- Expressionismo- Autores que expressaram suas “dores” a partir da revolução industrial- Guerra Fria.
• Inglês- Relação de poder expressa pelo Idioma. Relação do inglês no mundo- História da construção do Império do Idioma- Expressões do Inglês Históricas- Autores Ingleses e Americanos.
• Matemática –Poder de consumo – Referencia a valores e poder de comprar ao longo da história
Com essas relações multidisciplinares visamos mostrar ao aluno que o fim da relação coletiva e o trabalho egocêntrico e em prol do ter gera problemas, portanto precisamos trabalhar em prol do ser coletivo, pois isso gerará o ter construtivo bom para o “eu individual” e para o “eu coletivo”
Produtos quantidade pontos
Latas 1 1
Garrafas 1 1
Óleo 2 litros 10
Retalhos saco 20
Roupas peça 10
Alimentos unidade 10
Gibis unidade 5
Desenvolvimento: A conceitos sobre o ser e o ter na história serão desenvolvidos em sala de aula, paralelamente a isso será desenvolvida a gincana para arrecadação dos produtos. Cada produto recolhido terá uma determinada pontuação a ser definida como exemplifica o quadro abaixo:
Os produtos serão recolhidos e entregues em partes as entidades, por professores e representantes dos alunos;
Obs.: Os produtos recicláveis poderão ser reciclados pelos próprios alunos e isso fará com que os alunos ganhem mais pontos.
Obs2.: Os professores ensinarão aos alunos possibilidades de confeccionáveis com os matérias recolhidos.
Obs3.: As prendas serão entregues as Terças, Quartas e Quintas na primeira aula por 3 alunos escolhidos pela sala.
A titulo de ajuda ao controle de indisciplina e a organização cada sala receberá uma nota de comportamento no final de cada semana, atribuída por cada professor, a cada semana que a sala tiver média de comportamento a baixo de 5,0 ( média das notas dos professores) a sala perderá 20 pontos. Cada semana que a sala tiver uma média a acima de 7 as médias serão somadas e multiplicadas por 5 e somadas as pontos finais. As médias da sala ficará com a coordenação;
Conclusão: Os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o ano serão expostos nos dias 13 e 14 de Outubro semana da Criança, Nesse dia haverá o SHOW DE TALENTOS DO P.A, na qual iodos os alunos da escola poderão apresentar atividades de dança, teatro, música e outros
No dia 14 será divulgada a classe campeã.
A exposição dos trabalhos será aberta aos pais.
Premiação- O comportamento e boa participação dos alunos valerá a ida da escola ao Parque Play Center, salvo que a ida ao mesmo só acontecerá mediante ao sucesso do projeto.
A sala campeã em arrecadação/pontuação ganhará passaportes para ida ao parque. O numero de ingressos será definido posteriormente. Os alunos que não forem contemplados com ingressos poderão comprar o seu.
Obs .: A sala campeã pagará somente o transporte
A participação no SHOW DE TALENTOS DO PA também valerá pontos para soma de pontos finais como no exemplo:
Soma da pontuação final
Pontos de arrecadação + participação no show de Talentos+ Nota de comportamento da sala.
Objetivo a ser alcançado- Desenvolver a reflexão sobre conceitos históricos, relação multidisciplinar das áreas de conhecimento, contato com diferentes realidades, busca da relação coletiva, desenvolvimento da cidadania, responsabilidade social.
Parabéns Victor pela iniciativa, adorei. Se cada um fizer um pouquinho o resultado será maravilhoso. Pode contar com a minha colaboração e ajuda sempre. Solange Farias
ResponderExcluirProfessora...Obrigado
ResponderExcluirAcredito que tudo vale a pena para a formação de cidadãos melhores... Com força nós conseguimos